Museu do Ferro e da Região de Moncorvo

Espaços culturais

Localização

Largo Doutor Balbino Rêgo, 9
5160-241, Moncorvo
41.1734437637, -7.0532564565

Contactos

279252724 (telefone)
279252724 (fax)

Informação adicional

Preço
1.00
Acesso para deficientes
true
Descrição
O Museu do Ferro & da Região de Moncorvo é uma instituição museológica e cultural destinada a promover o conhecimento e a divulgação do património arqueológico e mineiro do território, dos povoados e das comunidades que se formaram nas cercanias da serra do Roboredo e do Vale da Vilariça, com particular destaque para as atividades relacionadas com a exploração do Ferro. O museu possui uma sala de acolhimento ("Oficina do Conhecimento") onde se faz a apresentação da região, com destaque para os dois principais acidentes geomorfológicos que a caracterizam: o Vale da Vilariça e a Serra do Roboredo. Na Sala do Ferro, faz-se uma introdução à mineração e metalurgia do ferro, com especial destaque para a região de Moncorvo, encontrando-se dividida nas seguintes secções: Forjas, Ferreiros e Ferrarias; Geologia e Minas; As origens da Indústria do Ferro; Impacto da Revolução Industrial em Portugal; História Mineira da Ferrominas (1951-1992). Além da temática do Ferro, o Museu possui ainda, nas suas reservas, algumas peças arqueológicas e etnográficas. Nas traseiras do museu estende-se um amplo pomar-jardim, organizado em socalcos e terminando num relvado onde se localiza o auditório, local para realização de exposições, palestras e outros eventos culturais. Para informações mais detalhadas sobre este e outros pontos de interesse mineiro e geológico em Portugal, visite <a href=http://www.roteirodeminas.pt target="_blank">www.roteirodeminas.pt</a>.
Parques de estacionamento
Estacionamento exterior fácil
Horário
Ter. a Dom.: 09:30-12:30 e 14:00-17:30
Colecções
Antropologia/arqueologia; Arqueologia industrial; Etnografia/etnologia
Observação sobre o preço
Gratuito: Domingos de Manhã; até aos 10 anos de idade; e grupos escolares (sob marcação prévia). 0.50 €: dos 10 aos 18 anos de idade; maiores de 65 anos; e outros grupos.
Serviços
Auditório; Bar/cafetaria; Biblioteca; Centro de documentação; Espaços exteriores; Loja; Serviços educativos; Visitas guiadas
PUB
a editar...
Museu do Ferro e da Região de Moncorvo
a consultar...
Museu do Ferro e da Região de Moncorvo